A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma das condições clínicas mais comuns dentre as disfunções endócrinas que afetam mulheres em idade reprodutiva, com prevalência entre 6 a 20%.



As queixas mais comuns em portadoras de SOP são: cistos nos ovários, excesso de pelos, queda de cabelo, vontade excessiva de consumir doces, resistência à insulina, dificuldade de perder peso, ciclo menstrual irregular, dificuldade de engravidar.



Entenda o porquê desses sintomas:



a SOP existe uma exacerbação da produção de insulina, o que estimula a produção de androgênios ovarianos (“hormônios masculinos”). Esse desequilíbrio hormonal afeta além da ovulação, a predisposição à acne e o crescimento excessivo de pelos.


no controle da resistência à insulina, equilíbrio dos níveis de LH e FSH, inibição das vias que aumentam a acne, queda de cabelo, excesso de pelos ( via da 5-alfa-redutase), além do controle dos sintomas. A alimentação tem papel fundamental no controle da resistência à insulina, equilíbrio dos níveis de LH e FSH, inibição das vias que aumentam a acne, queda de cabelo, excesso de pelos ( via da 5-alfa-redutase), além do controle dos sintomas. É fundamental o controle da resposta insulinica pra que se tenha um bom controle dos sintomas.